A FAMEL - Fábrica de Produtos Metálicos Ltda., foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de 60 a 80.
Sediada em Águeda, e com motores maioritariamente Zündapp,
a Famel produziu inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas
português, entre 1960 e 1980. O último modelo saiu em 1997, designado
como Famel Electron. Actualmente as instalações da fábrica encontram-se em devoluto e em elevado estado de degradação na EN1 à entrada de Mourisca do Vouga - sentido Lisboa-Porto.
Com a entrada de Portugal na CEE,
a empresa não resistiu à concorrência vinda da Europa, tendo decretado
falência em 2002, após vários processos em tribunal, relativos a
cobranças de dividas. Porém a falência da companhia alemã Zündapp
em 1984 prejudicou a FAMEL, que dependia muito dos motores da alemã
para o fabrico das suas motos. É, portanto, pós 1984 que a empresa
portuguesa inicia um ciclo descendente muito acentuado.
A motorizada mais emblemática que terá saido das linhas de montagem da FAMEL terá sido a Famel Xf17.
Equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a ar ou água, esta motorizada teve o seu auge no final dos anos 70 aos meados dos anos 90. É considerada por muitos um mito, sendo actualmente alvo de grande procura para restauros.
Também o modelo xf 21, que teve o seu auge no final da década de 80
existia nas cores vermelho e em preto. Era uma motorizada robusta e
bastante rotativa, tal como sua quase idêntica xf17, esta xf21 era
equipada de carburador bing 21, motor Zündapp de 5 velocidades, e nas
últimas edições da famel xf 21 já era constituída por volante
electrónico que substituía os platinados.
Outra das grandes relíquias portuguesas da Famel, foi também a Famel
XF-25 (Feeling), equipada com motor Zündapp de 5 velocidades.
Filme a ultima famel
Reportagem SIC
Sem comentários:
Enviar um comentário